O que o Scolari disse:
“No dia anterior (ao Belenenses vs FC Porto), tive um encontro com as lideranças do Porto, técnico e presidente”
“Disseram-me que o Vítor Baía não estava mais nos planos do clube, não jogaria mais e que estava em conflito com o seu treinador (José Mourinho) e com a direção”
“Foi o presidente do Porto que me disse isto. A partir daí passei a olhar com outros olhos para o Vítor Baía”
“Quem jogou esse jogo (Belenenses vs FC Porto) foi o Nuno Espirito Santo”
“Um mês ou dois depois (o Vítor Baía) voltou a jogar no Porto”
Factos:
- Porque raio o senhor se iria encontrar no dia anterior ao jogo com as lideranças do Porto?
- Sim, o Vítor Baía teve um conflito com o José Mourinho, mas isso foi em 2002, conforme podem confirmar AQUI.
- Quem jogou este jogo, espante-se ou não, foi Vítor Baía...vejam a ficha de jogo:
Clicar para mais info |
- 5 de Setembro de 2008. No fecho do Fórum de Treinadores de Elite da UEFA, em Nyon, na Suíça, Luiz Felipe Scolari (na altura treinador do Chelsea) afirmou, “As escolhas que fiz na época [em que era selecionador de Portugal] e as que faço agora são de acordo com as minhas convicções. Já falei 120 vezes a mesma coisa, que foi por opção técnica. Quem quiser que entenda, se não quiser que se dane.”
- 30 de Dezembro de 2011. Em resposta a declarações de Gilberto Madail, acerca do afastamento de Vítor Baía da seleção nacional, Acaz Felleger, assessor de Luís Felipe Scolari, afirmou em entrevista à RTP: “Scolari perguntou a Madail sobre o Vítor Baía e foi-lhe dito pelo presidente que não era um bom atleta de balneário, que não criava bom ambiente”
- Já hoje Gilberto Madaíl, diz que a única vez que o Futebol Clube do Porto (não na figura do seu presidente) interferiu, foi em 2004 quando a selecção ia realizar um jogo AMIGÁVEL, e o clube tinha 4 ou 5 jogadores convocados, sendo que dias depois ia jogar para as meias-finais da Liga dos Campeões com o Corunha, e que mesmo assim o "Sargentão" os convocou.
Conforme já foi aqui dito, Scolari teve o mérito de colocar Portugal a unido por uma causa, de por os Portugueses com orgulho do país. Ninguém coloca isso em causa.
Podia era ter sido mais homenzinho e dizer as coisas como realmente foram, no meu entender não convocou o Vítor Baía só porque achava mesmo que este não tinha condições para estar naquele grupo e que de poderia ser um elemento desestabilizador. Mais do que isso não acredito, então o presidente do Futebol Clube do Porto não quereria ter um jogador seu na selecção nacional??? Sendo um dos critérios de valorização dos activos no clube??? Isto cabe na cabeça de alguém???
Considerações finais:
Como é que a comunicação social "aceita" estas declarações de Scolari, e nem sequer tentam investigar, algo que fiz e que demorou 5 minutos...que era ir ver se realmente Vítor Baía tinha jogado nesse tal jogo com o Belenenses??
O que motivou a entrevista ao ex-selecionador de Portugal nesta altura?
Tendo a RTP um correspondente no Brasil, qual a necessidade de enviar propositadamente um jornalista de Lisboa, algo que implicou uma viagem de 16 mil quilómetros (ida e volta)? Pelos vistos, e apesar da Troika, na televisão pública continua a haver oceanos de dinheiro para esbanjar nestas “missões especiais”…