segunda-feira, 27 de abril de 2015

Homens e Ratos

E a montanha pariu um rato, ou melhor, dois.

Jesus percebeu cedo nesta época que os milagres estão pela hora da morte, vai daí deixou de lado o toque artístico para se dedicar à garimpa dos pontos, aproveitando as escorregadelas iniciáticas do treinador basco, às voltas com uma súbita crise de novo-riquismo. Em quatro jogos com os seus inimigos de estimação, os encarnados só por uma vez, na Luz contra o Sporting, jogaram para ganhar. Já o FC Porto pouco tem a acrescentar de palpável às suas intenções vitoriosas no que aos clássicos diz respeito, evidenciando uma queda pouco usual para tropeçar, no confronto directo com os maiores rivais e uma tendência até aqui desconhecida para se agarrar a complexos de perseguição… verdes e muito gastos.

Do jogo do ano; para muitos a final da Liga Portuguesa, muito se esperaria em termos de espectacularidade e emoção, tanto havia para ganhar por cada uma das equipas em confronto. Pelo lado do Benfica, o escancarar de portas da revalidação do título, enquanto pela parte dos dragões, os três pontos serviriam para colocar pressão extra sobre ombros alheios com a vantagem teórica que daí adviria no capítulo moral.

Vai daí, assim à laia de ratinhos sem jeito para a temeridade, os dois treinadores, limitaram-se a abocanhar a pobre fatia de queijo abandonada sob a mesa, desconfiando da inebriante visão de uma roda de queijo, sob a linha do horizonte, muito para lá da taprobana onde, diz-se, existem balizas com vista para o golo. Numa espécie de pacto de não-agressão que faria corar de vergonha um qualquer Putin de trazer por casa, “Jasus” e “Lotepegui” deitaram trancas à porta e dispuseram-se a rechaçar qualquer intrépido forasteiro que ousasse irromper pelas suas linhas defensivas.

Antes do jogo começar, todos os sintomas apontavam para esse dislate, sobretudo da parte dos visitantes, alterando o padrão habitual do seu jogo, baseado num 4:3:3 em detrimento de um 4:4:2 em losango, sem Quaresma e com Brahimi nas costas de Jackson Martinez e a dupla Oliver/Evadro a movimentar-se como ala interior, à frente de um apagado Ruben Neves. Só que este esquema implica grande envolvimento dos laterais, o que neste jogo esteve longe de acontecer. Desta forma e sem profundidade, o patrulhamento da faixa central do terreno tornou-se por si só de menos para a suposta intensão atacante dos azuis e brancos.

Por seu lado os anfitriões, se eram quem, no papel, mantinham o desenho do costume, com a alteração forçada de Sálvio por Talisca, cedo demonstraram que não estavam ali para assumir qualquer risco, trocando a nota artística por uma bateria de tocadores de adufe e ferrinhos.

Uns e outros se foram entretendo, aos atropelos e tropeções, por entre duelos individuais inconsequentes, à procura de uma nesga de terreno que nunca se vislumbrou por mais que, Oliver, de um lado e Jonas do outro procurassem fugir à mediocridade reinante.

Quando na segunda parte, Lopetegui de peito feito, ordenou a entrada de Quaresma e Hernâni, esperava-se finalmente um FC Porto determinado em investir forte no assalto ao queijo mas logo de seguida fez questão de meter gelo, substituindo o argelino por Herrera assim á laia de um chove-não-molha, à rufia do espalhafato. Muita parra, pouca uva.

Firme na sua pele de ratinho medroso, Jorge Jesus não esteve para doirar a pílula e tratou de trocar Talisca por Fejsa, para partir (mais) pedra no centro, onde nunca esteve a virtude, juntando André Almeida à faixa lateral da defesa, adiantando Eliseu para ala, não fosse o diabo tecê-las para os lados do amarelado açoriano. 

O jogo foi passando, sem água a correr debaixo da ponte, por entre bocejos e corridas de gato e do rato, num meio campo inflacionado de reaccionários sem causa em que o povo era quem menos ordenava. Que triste alegoria para um fim-de-semana de memórias revolucionárias.

Se fosse para isto, o melhor teria sido anunciarem ao povo o acordo de cavalheiros. Armava-se a tenda da bifana e do courato e convidavam-se uns artistas para animar a tarde.   Ou então vinham de lá os técnicos com frases tipo tais como, “Fomos a única equipa que quis ganhar o jogo” ou “Foi um grande jogo, de uma intensidade pouco habitual na nossa Liga”. Pois, mas isso seria ridículo demais.

Homem do Jogo: Jardel

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...