quinta-feira, 16 de abril de 2015

Klopp - A galinha dos ovos de ouro

O anúncio da saida de Jurgen Klopp de técnico do Borussia de Dortmund foi a noticia do dia para os directores financeiros dos principais clubes da Europa do futebol.


Com apenas 47 anos de idade, o técnico germânico ostenta já um importante palmarés, dos quais se destaca o bi-campeonato alemão, entre 2010 e 2012 aos comandos dos amarelos de Dortmund, após ter debutado no Mainz, entre 2001 e 2008.

Com um estilo descontraído e até um tanto bonacheirão, o treinador cedo suscitou o apresso geral dos adeptos do desporto rei, ao ponto de ser ele mesmo o principal ídolo de entre as figuras da equipa, suplantando o carisma de artistas como Lewandowsky, Gotze ou Hummels, algo pouco visto em equipas de futebol onde, contrariando a lógica divina dos tempos, a criação suplanta o criador na adulação profana dos fãs.

Klopp é uma rock star, pululando em torno das quatro linhas como um protagonista inquieto, ao sabor da emoção que não hesita em expressar como um refrão gritado a plenos pulmões no calor da contenda. Como todos os ícones, o Mundo abre-se a seus pés disposto à admiração sem limites e não  lhe faltam gruppies  solicitas num frenesim de exaltação, na ambição do assentimento.

Quando em Julho, o treinador alemão terminar o seu vínculo com o B. Dortmund, já muita água terá corrido debaixo da ponte e provavelmente o seu destino já estará traçado. Quem o quiser sabe que juntará num mesmo pacote um concentrado de cultura táctica, paixão e... muita publicidade. Investir em Klopp é uma aposta segura com retorno financeiro com lucros superlativos. Quando CR7 foi transferido do Manchester United para o Real Madrid por cem milhões de euros muitos muitos consideraram  ser este mais um capricho de Florentino Perez, só depois perceberam que só em marketing a marca CR7 gerou em dobro o investimento e isto só nos primeiros meses na capital espanhola.

Numa banda Rock sinfónico recheada de solistas, a presença de Klopp bem podia ser cereja no topo do bolo e este talvez mereça uma estrela no passeio da fama. Se não for em Madrid, que seja em Manchester, em Paris ou em Barcelona. Se o futebol é um jogo de paixão esta faz-se de extravagância, sem espaço para os lugares comuns, com direito ao erro e à glória como todos os homens. O futebol precisa de Klopp.







0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...