domingo, 10 de novembro de 2013

Mundial 2022 - Organização conjunta, fora de hipótese



A FIFA recusa a possibilidade do Qatar co-organizar o Mundial 2022 com outro país vizinho, afirmou Sepp Blatter, este Sábado.

O Presidente do organismo que superintende os destinos do futebol mundial anunciou ter descartado a possibilidade da competição se realizar entre Janeiro e Fevereiro daquele ano, por respeito à família Olímpica e acrescentou que o Qatar está a reagir ás críticas sobre as condições de trabalho a que estão sujeitos muitos dos operários imigrantes que constroem os estádios para o Mundial.

"A decisão do Mundial decorrer num único país está tomada e esse país é o Qatar" - afirmou Blatter, numa conferência de imprensa após uma reunião com o Sheikh Tamim bin Hamad al-Thani - e negou que alguma vez tenha sugerido a ideia de uma organização conjunta, acrescentando que tal se deveu a um mal entendido ocorrido durante uma conferência de imprensa em Abu Dhabi, na terça feira passada.

"Estou apenas de visita. Estive no Irão assim como nos Emirados Árabes Unidos e foi aventada a hipótese de uma organização conjunta que ficou sem resposta" - acrescentou Blatter.

"A única vez que aceitámos uma organização conjunta, no Mundial de 2002 (Coreia do Sul e Japão) enfrentámos dificuldades" - afirmou, acrescentando "A partir daí, ficou decidido nunca voltar a entregar a organização a dois países, muito menos a três, desde que exista uma candidatura única com capacidade para assumir essa organização"

No mês passado, na FIFA, foi ponderada a eventualidade de calendarizar a fase final do mundial 2022 para uma altura em as temperaturas no golfo pérsico são mais amenas, entre Janeiro e Fevereiro, no entanto a una alternativa em cima da mesa será entre os meses de Novembro e Dezembro.

"Entre Janeiro e Fevereiro decorrerão os jogos Olímpicos de Inverno" - disse

"Seria uma falta de respeito para com o Comité Olímpico Internacional, para alem disso, ambas as organizações partilham os mesmos parceiros de Media, Televisão e Marketing. Não podemos ter duas competições desta envergadura ao mesmo tempo" - Concluiu. 

Blatter pronunciou-se ainda sobre a questão da falta de condições que os imigrantes têm enfrentado, nos trabalhos de preparação do Mundial.

"O governo do Qatar está ao corrente do problema e estão a levar a cabo medidas no sentido de serem revistas as leis do trabalho" . afirmou o presidente da FIFA, acrescentando, "Apesar das leis laborais não serem da sua responsabilidade, a FIFA está preocupada com esse tema".

Fonte: Reuters

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...