A formação desportiva e a do futsal em particular apresenta uma dimensão que ultrapassa, em muito, a mera repetição de exercícios técnico-tácticos, alcançando uma dimensão moral e social na qual o papel do formador e do formando tantas vezes se confundem numa hosmose de experiências.
Trabalhar com crianças, nos escalões base da formação de futsal, é uma experiência enriquecedora por permitir aperfeiçoar o ser em estado puro, carregado de imprecisões, sem vícios de carácter e disponível para trabalhar brincando... aprendendo.
Treinar crianças é também aprender a crescer como pai e formador porque estas crianças são exigentes e nessa exigência apresentam um desafio à capacidade de adaptação do adulto aos estímulos permanentemente renovados daquelas e, dessa forma à sua (dele) própria auto estima e afirmação.
Nestes escalões (traquinas e benjamins), que precedem a fase competitiva, que começa nos infantis é importante criar a base competitiva do atleta, desde o contacto com a bola, à coordenação motora, sem esquecer o estímulo para o treino e, tão importante quanto fundamental, a formação humana, esta como complemento de uma estrutura familiar sólida. A primeira frase que retive, nos primeiros passos que dei neste meio, foi a de que o papel do treinador de formação, mais do que ensinar a fazer é ensinar a aprender.
O mais surpreendente é que neste processo de envolvimento o formador a si mesmo se vai moldando, adquirindo novas valências através do olhar da criança, cujas palavras podem ensinar mais do que meses ou anos de experiência. Num destes dias, chamei a atenção dos miúdos para que se mantivessem atentos à peladinha que os colegas disputavam na quadra, ao que escutei como resposta: "Se ao menos fizéssemos uns exercícios de passe e recepção, talvez estivéssemos mais atentos." Ouvi, assimilei e aprendi uma lição bem mais incisiva do que horas de dissertações metodológicas.
Nas próximas semanas irei relatar a minha experiência de trabalho com escalões de base na formação de futsal, descrevendo alguns pormenores de treino e partilhando dúvidas e métodos de trabalho, numa experiência singela com a qual mais do que ensinar me sinto enriquecer a cada treino.
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