Portugal está fora do TOP 10 do ranking oficial da FIFA, pela primeira vez desde 2009 que tal não acontecia, altura, em que Portugal ocupava a modesta 17.ª posição.
Ora, como normalmente ninguém percebe como se apuram as posições neste tipo de rankings, deixo aqui uma breve explicação de como se processam as contas.
A lógica por trás dos cálculos é simples: as selecções que se dão bem no futebol mundial ganham pontos que lhes permitem subir no ranking.
A pontuação total de uma selecção num período de quatro anos é definida por meio da soma da média de pontos ganhos em jogos disputados nos 12 últimos meses e da média de pontos ganhos em jogos que ocorreram há mais de 12 meses (a qual se deprecia anualmente).
Cálculo de pontos de uma partida
A pontuação que pode ser ganha em um jogo depende dos factores a seguir:
• o resultado, desde que vitória ou empate (R);
• a importância do jogo (desde um amigável até uma partida do Campeonato do Mundo da FIFA) (I);
• a força da selecção adversária com base na pontuação no ranking e na confederação continental à qual pertence? (S e C).
Estes factores são conjugados na fórmula a seguir para a obtenção da pontuação total (P).
P = R x I x S x C
Os critérios a seguir são aplicados para o cálculo de pontos:
R: Pontos pelo resultado da partida
As selecções ganham três pontos por vitória, um por empate e nenhum por derrota. Em uma decisão por penaltis, o vencedor leva dois pontos, e o perdedor, apenas um.
I: Importância da partida
Amistoso (e competições de pequeno porte): I = 1,0
Eliminatórias para Copa do Mundo da FIFA ou para o principal torneio de cada confederação: I = 2,5
Copa das Confederações da FIFA ou principal torneio de cada confederação: I = 3,0
Campeonato do Mundo: I = 4,0
S: Força da selecção adversária
A força do adversário é definida por um número proporcionalmente inverso à sua posição no ranking, subtraindo-se de um total de 200 pontos o número correspondente à classificação. Ou seja, a selecção que ocupa a 14.ª posição tem 186 pontos de força, a selecção que ocupa a 51.ª posição tem 149 pontos de força, e assim por diante.
Como uma excepção à fórmula, a selecção líder do ranking sempre tem 200 pontos de força, e os países abaixo da posição 150 têm um valor mínimo de 50 pontos de força. A posição levada em conta é a publicada na edição mais recente do Ranking Mundial da FIFA.
C: Força da confederação continental
Para o cálculo referente a partidas entre selecções de diferentes confederações continentais, é usado o valor médio entre as confederações às quais pertencem as duas selecções. A força de uma confederação é calculada com base no número de vitórias das suas selecções nas três últimas edições do Campeonato do Mundo da FIFA. Os valores são os seguintes:
UEFA/CONMEBOL 1,00
CONCACAF 0,88
AFC/CAF 0,86
OFC 0,85
0 comentários:
Enviar um comentário